Avenida dos Aliados, 164 | 4000-065 Porto, Portugal

História

A Associação “A Lutuosa de Portugal” foi fundada pelos Srs. José Julião Landeau, Guilherme Ferreira de Faria, António Paulino, Manuel Severino, José Domingues, José de Oliveira Pinto, Carlos Moreira Pimenta, Raul de Freitas, António Ferreira Fiandor, Amadeu Pinto Ribeiro, Arnaldo Pereira da Silva e António Couto.

A esposa de um dos fundadores, professora, pertencia à Associação “Lutuosa do Professorado Primário” e, como Associada, por sua morte deixou um subsídio ao marido e à filha.

Assim, em 19 de Novembro de 1926, os fundadores reuniram-se e tiveram a ideia de fundarem uma Associação idêntica, que permitisse abranger todas as classes em geral.

Por conseguinte, os Estatutos foram elaborados pelo fundador José Julião Landeau e, com a aprovação dos outros fundadores, foram submetidos à aprovação do Governo. O início do exercício da atividade d´A Lutuosa de Portugal viria a ocorreu em 1 de Julho de 1927, com cerca de mil associados, que foram crescendo ao longo dos anos, chegando atingir aproximadamente os 15 mil.

Esta Associação, sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com um número ilimitado de Associados, capital indeterminado e duração indefinida, através da quotização dos seus Associados, pratica em benefício destes, seu agregado familiar e seus beneficiários, modalidades de auxílio, nos termos legalmente permitidos.

A Associação continua a trabalhar em prol dos seus Associados e com vista a melhorar as condições de vida destes, a 1 de Outubro de 2011, abriu uma loja de Óptica.

Fundada há 97 anos esta Instituição sem fins lucrativos convida-o a fazer-nos uma visita, para conhecer a Associação e nos ajudar a projetar novas respostas às dificuldades sociais dos dias atuais.